Boa noite a todos! Eu, como conselheiro tutelar de Alhandra, fui surpreendido com várias postagens falando acerca de uma suposta omissão, por parte do conselho tutelar em relação aos eventos que ocorrem na praça central de Alhandra. É preciso entender de quem é a verdadeira responsabilidade!
Venho a público esclarecer que a constituição federal, promulgada em 1988, em seu Art.° 144°, inciso 5° afirma que compete a policia militar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Além da polícia militar, compete também a guarda municipal, uma vez que, possuem poder de policia administrativa para agir em situações, onde o cumprimento das leis municipais se faz imperioso, em casos de ameaça a ordem ou em situações de calamidade pública. Haja vista que estamos vivendo um período de pandemia CORONA VÍRUS.
Não quero eximir o conselho tutelar de suas responsabilidades que, inclusive, estão bem descritas no Art. 136 da Lei Federal 8069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Vejam o que diz o Art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos...” Com isso, é possível perceber que a Lei preconiza em primeiro lugar a família como responsável, depois vem a comunidade, a sociedade em geral, e por último o poder público. Não podemos transferir, jamais a responsabilidade das famílias, pais e responsáveis aos conselheiros tutelares. Tenho certeza que os órgãos competentes logo estarão fazendo o seu papel de oficio.
Ainda ressalto a importância da consciência de cada cidadão em fazer a sua parte, tanto pais e responsáveis, como cidadãos que podem e devem denunciar à polícia militar a qual compete a inteira responsabilidade de manter a ordem.
Por fim conclamamos ao poder executivo, ao legislativo, e secretárias municipais que criem e desenvolvam políticas públicas efetivas, voltadas as nossas crianças e adolescentes, oferecendo assim atividades e eventos alternativos que valorizem a cultura e os talentos da nossa cidade. É um dever meu, e seu, de zelar pelas crianças e adolescentes!