Quarta, 25 de Novembro de 2020
83 981970113
Política POLÍTICA

TRE-PB julga casos da Vice de Bolinha em CG, além de impugnação de candidatos em Princesa Isabel, Esperança e Sousa

Certamente podem afetar as disputas.

09/11/2020 08h41
58
Por: Valdemir Zilan Fonte: Walter Santos
TRE-PB julga casos da Vice de Bolinha em CG, além de impugnação de candidatos em Princesa Isabel, Esperança e Sousa

É grande a expectativa em torno da análise e votação de quatro processos com pedido de impugnação de candidaturas que serão julgados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) nos municípios de Campina Grande, Princesa Isabel, Esperança e Sousa, podendo ter efeitos práticos e mudando o curso nas eleições deste ano.

 

No Agreste

Está entrando em pauta de votação o recurso da candidata a vice de Arthur Bolinha (PSL) em Campina Grande, a médica Annelise Mota de Alencar Meneguesso (PSL), essa que foi indeferida após o Ministério Publico Eleitoral (MPE) decidir contrário, com argumento de que não se afastou em tempo hábil.

 

Em Esperança, o candidato a prefeito, Arnaldo Monteiro (Solidariedade), também teve sua candidatura indeferida sob argumento do MPE de que ele teve seus direitos políticos suspensos após condenação em 2015.

 

No Sertão

Também está previsto a votação da candidatura do prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira (Cidadania), depois que o Ministério Público Federal pediu o indeferimento alegando ter sido ele condenado em segunda instância.

 

Por fim, o TRE-PB pautará o processo advindo de Sousa com a coligação do candidato Leonardo Gadelha (PSC) pedindo a impugnação da candidatura à reeleição do prefeito Fábio Tyrone (Cidadania) a partir de processo de inelegibilidade no Supremo Tribunal Federal (STF) com o Ministério Público local, através do promotor Manoel Pereira de Alencar se posicionando favorável ao prefeito.

 

Quatro decisões podendo afetar eleições

Segundo o analista político do portal WSCOM, Walter Santos, os processos são situações diferentes com causas e efeitos distintos mas, mesmo assim, eles podem afetar o primeiro turno nessas cidades, porém, destes só o caso sousense tem manifestação favorável do Ministério Público.

 

Os demais candidatos sofrem ação do MPE pedindo a impugnação dos candidatos, a partir da Vice do candidato Bolinha, em Campina Grande, por não ter se desincompatibilizado no tempo certo.

 

No caso do prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, o Ministério Público argumenta condenação em segunda instância e, em outro caso, o candidato de Oposição em Esperança enfrenta efeitos de condenação em 2015.

 

Por fim, o caso Sousa onde a coligação liderada pelo ex-deputado Leonardo Gadelha pede a impugnação já sabendo de posição do MP contrária à medida.

 

Certamente podem afetar as disputas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alhandra - PB
Atualizado às 04h14 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

23° Sensação
10.7 km/h Vento
77.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sexta (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias