Cidades

Cidades

Prova de vida do INSS suspensa! Até quando serviço não será obrigatório

domingo, 25 de abril de 2021

/ Redação

Empregabilidadebrasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou no dia 16 que a obrigatoriedade da prova de vida do INSS fica suspensa até o mês de junho. A normativa foi publicada no Diário Oficial da União, e altera o último calendário divulgado no fim de fevereiro.
Com o anúncio, os aposentados e pensionistas não precisarão fazer a prova de vida do INSS até o dia 31 de maio. A partir dessa data a comprovação de vida volta a ser exigida.
Diante disso, os benefícios não poderão ser bloqueados até o final do próximo mês.


A prova de vida do INSS é realizada anualmente e visa evitar fraudes e pagamentos indevidos. As instituições financeiras, responsáveis pelo pagamento do benefício, realizam a comprovação.
Os aposentados e pensionistas do INSS, geralmente, fazem a comprovação de vida no mês de seu aniversário ou do pagamento. Essa é uma estratégia usada pelos bancos, para que não haja esquecimento por parte dos beneficiários.


Desde o ano passado, o INSS proibiu o cancelamento e bloqueio de pagamentos por falta da prova de vida. Isso porque, a comprovação ficou paralisada devido à pandemia e o alto risco de expor os segurados.


A maior parte dos aposentados e pensionistas do INSS faz parte do grupo de risco.
Por esse motivo, não foi exigida a prova de vida dos meses durante os meses de enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Com a 2ª onda da doença e com o agravamento de contaminação e morte pelo vírus, o Instituto prorrogou o prazo para a realização da prova de vida do INSS. Até o momento, os beneficiários deveriam comparecer aos bancos a partir do próximo mês
.
Porém, com o atraso no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 e com o aumento de casos foi divulgada uma nova normativa. Essa altera a última data e prorroga o prazo da prova de vida para até o dia 31 de maio.


Com isso, só a partir do mês de junho é que os beneficiários terão que comparecer a convocação da prova de vida. Diante disso, o governo elaborou uma maneira de fazer essa comprovação de forma remota. O programa está funcionando desde o mês de fevereiro, porém, em forma de teste.
Mais
© ©Copyright2019-2021 Alhandra News | Por Network F5
Todos os direitos reservados.